Estudo comparativo de amostras de NiTi produzidas por metalurgia do pó
Resumo
O NiTi é uma liga equiatômica de níquel e titânio que apresenta excelentes propriedades como biocompatibilidade, memória de forma e superelasticidade. O Laboratório de Conformação Mecânica (LdTM - UFRGS) está realizando diferentes experimentos de produção da liga NiTi através de metalurgia do pó convencional e moldagem de pós por injeção, sua caracterização e processamento por conformação mecânica. O uso da liga de NiTi também é explorado em dispositivos médicos. Este artigo apresenta uma parte deste projeto que consiste na comparação das propriedades químicas e metalúrgicas presentes na liga de NiTi produzida por diferentes processos (MIM e metalurgia do pó convencional (P/M)). Análises de Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC), medições de microdureza e nanodureza, análise metalográfica, avaliação do teor de porosidades e análise da composição química por Espectroscopia de Raios-X por Energia Dispersiva (EDS), foram realizadas com o intuito de avaliar o material e as possibilidades dos dois diferentes métodos com relação as propriedades apresentadas.
Palavras-chave: NiTi, metalurgia do pó, moldagem de pós por injeção.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.