Tendência do consumo de pescado na cidade de Porto Alegre: um estudo através de análise de correspondência
Resumo
Os interessados em investir na produção e comercialização de produtos de pescado devem ficar atentos às aspirações do seu publico alvo. Pesquisas de mercado podem elucidar diversas duvidas dos empresários e auxiliar na definição de estratégias para implementação de planos de marketing e de comercialização. Conhecendo os aspectos básicos do pensamento do consumidor em relação ao pescado, o empresário poderá aprofundar suas pesquisas, registrando, por exemplo, a reação dos consumidores diante de novos produtos apresentados nas gôndolas ou nos freezers dos supermercados, observando quais produtos são adquiridos com maior freqüência e quais as razões para isto. Diante dessa necessidade, iniciou-se uma pesquisa para conhecer o consumidor potencial de pescado na cidade de Porto Alegre (RS). Utilizou-se um questionário fechado a fim de determinar as preferências do consumidor portoalegrense com relação ao consumo de pescado e os resultados obtidos foram analisados através da técnica estatística “Análise de Correspondência” Esta análise permitiu verificar o nível de associação entre a faixa etária da população e as zonas onde residem, em função do consumo de pescado, o produto consumido por zona e faixa etária, e produto considerado inovador por zona e faixa etária.
Palavras-chave: pescado, estudo de mercado, análise de correspondência.Downloads
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