Classificação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia III: uma análise discriminante dos estratos

Autores

  • Guilherme Luís Roehe Vaccaro
  • Alexandre Costa da Silva
  • Cleber Giovani Pereira
  • Moisés Panatier Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.4013/4994

Resumo

Este trabalho aplica análise discriminante para identificar os fatores macroscópicos significantes na classificação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia III. A questão motivadora é determinar se é possível inferir, com base em indicadores macroscópicos, a nota de classificação atribuída pela CAPES. A Análise Discriminante foi usada para dar suporte à discussão. Os fatores utilizados foram: tempo de existência, número de docentes permanentes, número de teses e dissertações e número de publicações. O estudo foi fundamentado em dados trienais do período 2004- 2006, últimos dados oficiais disponibilizados pela CAPES em seu site. Os resultados encontrados são suportados pela capacidade positiva de predição das funções discriminantes obtidas, caracterizando alinhamento e efetividade das políticas de indução e avaliação da CAPES. Os resultados podem auxiliar a dimensionar ações em prol da qualificação de PPG segundo a sistemática de avaliação da CAPES.

Palavras-chave: sistema de avaliação, CAPES, análise discriminante.

Downloads

Publicado

2021-06-03

Edição

Seção

Artigos