Classificação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia III: uma análise discriminante dos estratos
DOI:
https://doi.org/10.4013/4994Resumo
Este trabalho aplica análise discriminante para identificar os fatores macroscópicos significantes na classificação dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Engenharia III. A questão motivadora é determinar se é possível inferir, com base em indicadores macroscópicos, a nota de classificação atribuída pela CAPES. A Análise Discriminante foi usada para dar suporte à discussão. Os fatores utilizados foram: tempo de existência, número de docentes permanentes, número de teses e dissertações e número de publicações. O estudo foi fundamentado em dados trienais do período 2004- 2006, últimos dados oficiais disponibilizados pela CAPES em seu site. Os resultados encontrados são suportados pela capacidade positiva de predição das funções discriminantes obtidas, caracterizando alinhamento e efetividade das políticas de indução e avaliação da CAPES. Os resultados podem auxiliar a dimensionar ações em prol da qualificação de PPG segundo a sistemática de avaliação da CAPES.
Palavras-chave: sistema de avaliação, CAPES, análise discriminante.Downloads
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