Avaliação do desempenho ambiental de um operador de serviços logísticos por indicadores categóricos
DOI:
https://doi.org/10.4013/4980Resumo
O artigo relata um caso de avaliação de desempenho ambiental em uma operação antrópica por julgamento categórico. O caso avalia um operador logístico. O modelo para a avaliação foi construído em sessões de grupo focado com especialistas e foi baseado em indicadores categóricos. A avaliação foi feita por gestores da empresa, que responderam a um questionário com perguntas fechadas e escala de Likert baseado no modelo dos especialistas. O resultado final é um índice de desempenho variando de 0 a 100%. Os construtos avaliados no questionário foram: emissões atmosféricas, resíduos sólidos, efluentes líquidos, uso de recursos naturais e energéticos e atendimento à legislação e certificações. O índice final ficou próximo a 90%.
Palavras-chave: desempenho ambiental, indicadores ambientais, avaliação de impacto ambiental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.