Efeito da adição de Nb, Mo, Cr e Ti na microestrutura do WC-6Co
DOI:
https://doi.org/10.4013/4625Resumo
Os metais duros constituem um grupo de materiais conhecidos como compósitos sinterizados que associam fases duras (carbetos), com uma fase metálica sendo amplamente utilizados em aplicações onde se deseja elevada dureza e resistência ao desgaste, aliada à alta tenacidade. Neste artigo apresentam-se os resultados da adição de 1% em peso dos elementos Nb, Ti, Cr e Mo na microestrutura do metal duro a partir de um compósito comercial de WC-6Co. A esse compósito foi adicionado 1,5% (em peso) de estearato de zinco como lubrificante e sinterizados na temperatura de 1450ºC numa atmosfera de Argônio. Com o objetivo de analisar-se a eficiência do produto, realizou-se a caracterização micro estrutural através dos ensaios de densidade à verde, contração volumétrica, densidade da sinterização, microestrutura e microdureza.
Palavras-chave: metal duro, carbetos, balanceamento de massa, metalurgia do pó, sinterização.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.