Estudo comparativo de ferros fundidos nodulares temperados e austemperados
DOI:
https://doi.org/10.4013/4623Resumo
Este trabalho busca avaliar propriedades mecânicas de três tipos de ferros fundidos, relacionando-a com fatores metalúrgicos das amostras. Em relação a propriedades mecânicas, avaliou-se a resistência ao impacto de um ferro fundido nodular austemperado – FFNA - com 0,4% de Mo (temperaturas de austêmpera em 260 e 3000C) e de um ferro fundido nodular temperado em sais e revenido a 2000C – FFNTR. Adicionalmente, foram verificados os limites de resistência à tração e seus valores de dureza, bem como, foram realizadas análises fractográficas nos corpos de prova ensaiados. Em termos metalúrgicos, foi verificada a quantidade de nódulos nas amostras e o percentual de austenita retida. Para os testes de impacto, o ferro fundido nodular austemperado em 3000C apresentou a maior resistência, a qual foi relacionada com a sua elevada quantidade de austenita retida (aproximadamente 21%).
Palavras-chave: ferro fundido nodular austemperado, propriedades mecânicas, austenita retida.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.