Integridade superficial resultante de diferentes processos de usinagem
DOI:
https://doi.org/10.4013/4619Resumo
Dentre os fatores que exercem influência sobre o desempenho dos componentes mecânicos, destacam-se o material utilizado e as condições da superfície. Durante o processo de usinagem, a superfície gerada pode sofrer alterações, as quais têm influência sobre as propriedades do material. Devido à variedade de processos de usinagem, é fundamental a avaliação dos diferentes processos, de modo a selecionar o mais adequado para cada operação de fabricação. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de diferentes processos sobre a integridade da superfície gerada, utilizando dois processos convencionais: furação e fresamento, e um não-convencional: a eletroerosão. Na realização dos ensaios de furação e fresamento foram utilizadas ferramentas inteiriças de metalduro, e na usinagem por eletroerosão foi utilizado um eletrodo de cobre. O material usinado foi o aço ABNT 1045. Os resultados encontrados demonstraram maiores alterações na superfície gerada pelo processo de eletroerosão do que as provocadas pelos processos convencionais.
Palavras-chave: furação, fresamento, EDM, propriedades dos materiais, seleção de processos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.