Contaminação de recursos hídricos: estudo de caso do lixão de São Pedro da Aldeia (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.4013/4618Resumo
O trabalho apresenta os resultados de monitoramento das águas subterrâneas e lagoas superficiais adjacentes ao lixão de São Pedro da Aldeia (RJ). Seis piezômetros, três lagoas e um poço cacimba a jusante foram utilizados para coleta de amostras. São apresentados os parâmetros físicoquímicos determinados no campo: pH, condutividade elétrica (CE), potencial redox (Eh), e os resultados de íons analisados em laboratório: Cl-, Na+, K+, e NH4+. Os resultados mostraram que a influência do lixão sobre as águas superficiais e subterrâneas, após 17 anos em atividade, atinge entre 150 e 200 metros de distância, não se observando uma atenuação.
Palavras-chave: lixão, contaminação, recursos hídricos, São Pedro da Aldeia (RJ).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.