Ensaio do anel para avaliação do comportamento do coeficiente de atrito da liga de alumínio AA6351
DOI:
https://doi.org/10.4013/4612Resumo
O objetivo deste trabalho e realizar um estudo comparativo sobre a influencia de lubrificantes no coeficiente de atrito da liga de alumínio AA6351. O atrito tem um efeito significativo na deformação do material, alterando a forca de compressão e o desgaste da matriz e da peca. A escolha de um lubrificante com eficiência na redução do atrito da interface peca/matriz aumenta à vida útil da ferramenta e, consequentemente, melhora a margem de lucro quando em produção industrial. Para o forjamento de ligas de alumínio, recomendam-se lubrificantes à base de grafite e água ou grafite e óleo. Neste estudo, três lubrificantes comerciais foram testados: grafitado (Aerodag G), sintético (Synd Forg 100-A) e um a base de óleo (Dechelub 5562). A metodologia adotada: obtenção de corpos de prova, ensaio do anel em prensa hidráulica variando-se os lubrificantes, simulação em programa computacional para aquisição das curvas de calibração e comparação dos resultados. Comparando os dados experimentais com as curvas obtidas por simulação foi verificado que, entre os três lubrificantes testados, o sintético obteve o melhor desempenho, seguido do lubrificante à base de óleo. O lubrificante à base de grafite obteve um desempenho inferior para essa aplicação.
Palavras-chave: alumínio, atrito, simulação computacional e lubrificação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.