Ferramentas diamantadas para usinagem de madeira
DOI:
https://doi.org/10.4013/4513Resumo
O aumento de produtividade da indústria moveleira exige usinagem a altas velocidades de corte e ferramentas que suportem as elevadas exigências do processo de corte. A grande maioria das ferramentas utilizadas atualmente, em geral ligas metálicas, não apresentam as características adequadas, desenvolvendo alto desgaste na cunha de corte. A heterogeneidade da estrutura e a disposição irregular das fibras associada a característica altamente abrasiva da madeira são os principais fatores para ocorrência dos elevados desgastes. Na solução destes problemas é freqüentemente empregada ferramentas de corte com revestimentos de alta resistência ao desgaste. Nesse sentido, o uso de filmes de diamante depositados por CVD (Chemical Vapor Deposition) apresentam alto potencial de sucesso, pois combina elevada dureza, baixo coeficiente de atrito, alta condutividade térmica e elevada inércia química. Porém, este tipo de ferramentas ainda não é utilizado em escala industrial devido principalmente à baixa adesão entre o filme e o substrato. Este trabalho tem por objetivo avaliar ferramentas de corte produzidas por deposição de filmes de diamantes em substratos de metal duro (WC-Co) com diferentes parâmetros de processo (CVD). A avaliação das ferramentas, produzidas por diferentes condições de deposição, foi realizada através de ensaios sistemáticos em operação de torneamento de corpos de prova de madeira itaúba, sendo monitorados os desgastes desenvolvidos na cunha de corte. O comportamento dos desgastes nas ferramentas diamantadas foi comparado com os desgastes desenvolvidos em uma ferramenta de metal duro, empregada como referência. Os resultados obtidos neste trabalho mostram o grande potencial do emprego das ferramentas diamantadas na indústria moveleira.
Palavras-chave: ferramentas de corte, ferramentas diamantadas, usinagem de madeira, deposição de filme de diamante em metal-duro.Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.