Simulação do potencial energético de sistemas híbridos (hídrico-eólico), sazonalmente, na sub-bacia hidrográfica do Rio Verde Grande com vazão regularizada
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2015.111.01Resumo
A ampliação da matriz energética do país vem se fazendo necessária, acompanhada do alto crescimento econômico que o Brasil vem promovendo nos últimos anos. A utilização de fontes primárias renováveis de energia vem ganhando cada vez mais espaço no cenário energético atual. O Brasil possui grandes potenciais a serem explorados com essas fontes renováveis, e estratégias para a exploração em sistemas híbridos podem apresentar vantagens energéticas do ponto de vista da confiabilidade do fornecimento de energia elétrica. Nesse sentido, com base em estudos que avaliaram os potenciais hídricos e eólicos, sazonalmente, na sub-bacia do Verde Grande, analisando a complementaridade entre os dois potenciais, o presente estudo tem por objetivo simular o potencial energético armazenado em reservatórios, a partir de simulações dinâmicas, para o melhor aproveitamento hidrelétrico em períodos de estiagem, com a vazão efluente, de uma usina hidrelétrica virtual da região, regularizada.
Palavras-chave: fontes renováveis, geração híbrida, potencial energético armazenado, sazonalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.