Parques Industriais Ecológicos como instrumento para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2013.91.05Resumo
O tema deste estudo são os Parques Industriais Ecológicos (PIEs) e de que maneira estes podem auxiliar no desenvolvimento sustentável, analisando sua constituição e de que forma podem ampliar o desenvolvimento sustentável em seus três pilares: econômico, ambiental e social. Ao longo do estudo, são abordados temas e conceitos centrais ao entendimento do que sejam os Parques Industriais Ecológicos e como operam: ciclos biogeoquímicos, ecologia industrial e simbiose industrial. Como metodologia para este estudo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, complementando seu delineamento com um levantamento de dados junto a especialistas no tema, através de um questionário aplicado por e-mail. Ao final deste estudo, buscou-se apresentar os elementos para uma proposta de implementação de PIEs no Estado do Rio Grande do Sul. Apresentam-se os elementos implicados no desenvolvimento de PIEs segundo as seguintes dimensões: planejamento e incentivo; implantação; gerenciamento; barreiras e resistências e, também, os elementos que servem como motivação para a implantação de PIEs no Estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Parques Industriais Ecológicos, Ecologia Industrial, Desenvolvimento Sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.