Sistema de gestão ambiental aplicado em uma indústria de molhos
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2012.81.03Resumo
A complexidade crescente da legislação ambiental e a maior fiscalização exercida pelos órgãos ambientais é o reflexo da importância atribuída pela sociedade à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, que exigem o aprimoramento das organizações para a gestão ambiental. Por meio do presente trabalho foi possível realizar um diagnóstico ambiental em uma indústria de molhos de tomate a fim de desenvolver uma gestão ambiental condizente com a atual situação da empresa. Foram elaborados fluxogramas com entradas e saídas de cada uma das etapas do processo produtivo, levantaram-se e classificaram-se os aspectos e impactos ambientais das atividades. Desta forma, verificou-se que os impactos críticos mais relevantes foram a geração de resíduos sólidos (50%), oriunda dos resíduos de tomate (rama,
bagaço e lodo), e a geração de efluente (26,7%), proveniente da água utilizada no transporte do fruto e na água vegeto-mineral produzida durante a concentração da polpa.
Palavras-chave: sistema de gestão ambiental, diagnóstico ambiental, indústria de alimentos.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.