A CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM “LE TRICOT” E EM “LE RÊVE”: UMA ANÁLISE A PARTIR DA POÉTICA DO RITMO

Autores

  • Daiane Neumann Universidade Federal de Pelotas
  • Larissa D'Avila Bianchi Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.2.05

Resumo

Este artigo analisa as micronarrativas “Le tricot” e “Le rêve”, de Jacques Sternberg, a fim de discutir a construção do feminino, a partir da poética do ritmo. Para isso, busca apoio teórico em Traité du rythme – des vers et des proses, de Gérard Dessons e Henri Meschonnic, em que há uma reconsideração da noção de ritmo, bem como da concepção de linguagem que embasa a noção corrente. Ao apresentar essa outra noção de ritmo e, portanto, de linguagem, propostas pelos teóricos, este trabalho busca elucidar o ponto de vista que conduz a análise.

Biografia do Autor

Daiane Neumann, Universidade Federal de Pelotas

Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

Larissa D'Avila Bianchi, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do curso de Licenciatura Português-Francês da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista FAPERGS.

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Publicado

2018-12-30