A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS ESCRITOS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.03Palavras-chave:
Argumentação, Operadores Argumentativos, Texto narrativo.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar como se processa a argumentação, a partir da presença e uso dos operadores argumentativos, nos textos narrativos escritos por crianças na fase de alfabetização. Fundamentando-se na semântica argumentativa e na linguística textual, a análise de dados – um corpus composto por cerca de 40 narrativas – foi conduzida, levando em conta dois níveis propostos por Nølke (1993) nos estudos da argumentação: o micro (palavras e itens lexicais) e o macro (discurso – texto). Considerando-se que, segundo esse autor, o nível micro tem uma repercussão na macroestrutura argumentativa, os resultados dessa pesquisa apontaram para o fato de que ao narrar, a criança também argumenta; mais precisamente, ela não apenas conta uma história quando escreve um texto do tipo narrativo, como também opina, expressa pensamentos, se posiciona. Desta forma, lançamos uma reflexão sobre a necessidade da implementação de propostas que incentivem o ensino da argumentação na escola, em particular na modalidade escrita, principalmente nas séries iniciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.