Terminologia no contexto empresarial: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.4013/1883Palavras-chave:
TerminologiaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo terminológico que foi realizado em uma importante empresa do setor de manutenção, reparo e revisão de aeronaves, uma MRO. Na referida pesquisa, objetivávamos identificar as formações terminológicas que eram utilizadas no contexto aplicado da empresa, por fins de obter subsídios para propor métodos de organização e padronização, uma vez que, como foi possível verificar, não existia na companhia uma terminologia estabelecida. Para isso, passamos a recolher os termos a partir de três fontes: dos manuais técnicos de manutenção, do sistema de gestão informatizado, e da oralidade. Foi possível perceber que a variação denominativa era muito frequente. Para um único conceito era comum encontrar mais de um termo para qualificá-lo. Em virtude disso, voltamos nosso interesse para a busca da univocidade terminológica. A reorganização do sistema informatizado utilizado pela companhia, através do desenvolvimento de um glossário para uso exclusivo dos gestores do sistema, foi o ponto inicial para isso. Adotamos como principal aporte teórico os fundamentos da Teoria Geral da Terminologia, porém, para a investigação dos processos de formação terminológica que ocorriam na empresa, também seguimos os princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia. Para a produção do glossário, organizamos em fichas terminológicas os termos padrão – aqueles encontrados nos manuais técnicos, suas variantes denominativas, e ainda uma breve definição. De posse do glossário, verificamos que sua aplicação para a reformulação do sistema informatizado era viável e, portanto, o objetivo de padronização era possível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.