“SER HOMEM”: UM LUGAR DO IMAGINÁRIO E UM ESPECTRO DO DESEJO

Authors

  • Leda Verdiani Tfouni Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora Titular Sênior da USP. Pesquisadora 1B do CNPq.
  • Anderson de Carvalho Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Dioneia Motta Monte-Serrat Professora da Universidade de Ribeirão Preto.

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.1.01

Keywords:

Análise do Discurso. Psicanálise. Interpelação ideológica. Sujeito, ser um Homem.

Abstract

Abordamos neste artigo mecanismos discursivos de expressões genéricas que pretendem definir o que é ser “um homem”. Com base nas teorias da Análise do Discurso pêcheutiana e da Psicanálise lacaniana, articulamos a relação de contradição entre o senso comum e o discurso científico, que gera tensão entre “saber” e “verdade” na interpelação ideológica do sujeito-homem e na dinâmica de alienação constitutiva do sujeito. As divergências hermenêuticas e o fracasso de “uma” “verdade” sobre o que é “ser um homem” mostram que a ideologia não é necessariamente falsa e que se pode dizer mentira disfarçada de verdade.

Author Biographies

Leda Verdiani Tfouni, Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora Titular Sênior da USP. Pesquisadora 1B do CNPq.

Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Anderson de Carvalho Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Psicologia pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (campus Itapetinga) e do Mestrado Acadêmico em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (campus Vitória da Conquista) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Dioneia Motta Monte-Serrat, Professora da Universidade de Ribeirão Preto.

Doutora em Psicologia pela USP. Pesquisadora Colaboradora do IEL-UNICAMP e Professora Assistente na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Published

2018-11-05