A REPRESENTAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL PELA IMPRENSA DO PAÍS AO LONGO DO PERÍODO DE 1900 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.02Keywords:
Representação de imigrante. Interculturalidade. Historiografia Linguística. Política Linguística.Abstract
O presente artigo teve como objetivo explicar a representação de imigrantes no Brasil. A base teórica do estudo é a Historiografia Linguística e o tipo documental, o estudo tem como corpus narrativas jornalísticas veiculadas durante o período de 1900 a 2015 na imprensa catarinense. Os jornais escolhidos como fontes para a obtenção dos dados foram: O Estado e Diário Catarinense. Adotou-se, para o tratamento dos dados, a técnica de análise de conteúdo. Os resultados foram analisados em três seções distintas. A primeira seção referiu-se ao período da Primeira Campanha de Nacionalização, na qual se discutiu a representação de imigrantes e as categorias de análises foram: imigrante como trabalhador útil e imigrante como elemento indesejável. A segunda referiu-se ao período da Segunda Campanha de Nacionalização, tendo como categorias: imigrante como elemento indesejável. A terceira intitulou-se a redemocratização, com as categorias: imigrante como trabalhador útil e imigrante de países pobres. Os resultados indicam a superação de um passado em que se silenciava, por meio de medidas coercitivas, para dar lugar a um contexto em que se presenciam certa tolerância e proteção da diversidade linguístico-cultural existente no país.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.