SER E LINGUAGEM: ESTUDOS SOBRE UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES DE CLARICE LISPECTOR
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.08Keywords:
Ser. Linguagem. Existência. Dor. Silêncio.Abstract
O presente artigo pretende fazer uma leitura da construção da Linguagem em Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres de Clarice Lispector a partir de uma abordagem acerca dos aspectos inerentes ao Ser como existência, essência, escolha, angústia, liberdade, dor; tais aspectos vistos sob o prisma schopenhauriano e freudiano. Isso porque a estratégia discursiva de Clarice, ao criar os personagens Loreley e Ulisses, envereda-se pelos caminhos do questionamento da realidade. Por essa via, formula-se uma nova qualidade de experiência envolvida na escrita, uma nova perspectiva pela qual a linguagem é concebida, já que para a escritora o mais importante que ficcionar um fato é praticar o autoconhecimento e o alargamento do conhecimento do mundo através do exercício da linguagem e do silêncio visto também como forma de expressão.Downloads
Published
2017-06-14
Issue
Section
Article
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.