PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Authors

  • Fábio Henrique Rosa Senefonte Universidade Estadual do Norte do Paraná (campus Cornélio Procópio)

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.01

Keywords:

Variação Linguística, Aulas de Inglês, Percepção de Professores

Abstract

À luz dos pressupostos sociolinguísticos (LABOV, 2008; CALVET, 2012; CAMACHO, 2001 entre outros), entende-se que a a variação linguística é um fenômeno natural de qualquer língua, uma vez que a variação é reflexo da heterogeneidade social de uma dada comunidade, na qual uma língua se insere. Apesar de tal premissa ser amplamente aceita na atualidade, o fenômeno variacional ainda tem sido notavelmente negligenciado tanto em termos de pesquisa quanto em contexto educacional em língua estrangeira. Diante de tal discussão, a presente pesquisa buscou investigar de que forma esse fenômeno linguístico é percebido e materializado por professores nas aulas de língua inglesa. A fim de alcançar o objetivo supramencionado, uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio foi conduzida com três professores em uma universidade federal no norte do Paraná. Por meio da Perspectiva de Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), os dados foram analisados. Os resultados revelam uma lacuna de conhecimento por parte dos professores, o que por sua vez, reflete em suas práticas pedagógicas, que negligenciam a variação linguística.

Author Biography

Fábio Henrique Rosa Senefonte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (campus Cornélio Procópio)

Atualmente é aluno de doutorado em Estudos da Linguagem (língua estrangeira), pela UEL e professor assistente na área de Língua Inglesa na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP-CP). Também, obteve o título de mestre em Estudos da Linguagem (na linha de pesquisa ensino, aprendizagem e formação do professor de língua estrangeira) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2014). Possui o título de Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2011). Pela mesma Universidade, também é licenciado em Letras, com habilitações em língua portuguesa e língua inglesa com suas respectivas literaturas (2010). Tem experiência no ensino de língua inglesa para crianças (Ensino Fundamental I), atuando em escolas municipais de Cornélio Procópio-Pr (2009-2010). Também tem experiência nos segmentos de Ensino Médio e Superior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011-2012), Institutos de Idiomas (2012) e Ensino Fundamental e Médio (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina-2013). Foi bolsista Fulbright, atuando como professor assistente de língua portuguesa na Howard University (Washington DC-EUA) (2013-2014) e aluno de pós-graduação da mesma Universidade, cursando disciplinas nos departamentos de Comunicação, Ciências Sociais e Educação.

Published

2017-06-14