O FORRÓ E SUAS CONFIGURAÇÕES: A ALITERAÇÃO, A MULHER, O HOMEM, O MOVIMENTO CORPORAL E O AMBIENTE NAS CANÇÕES FORROZÍSTICAS
DOI:
https://doi.org/10.4013/22Keywords:
Cancioneiro brasileiro. A língua falada e cantada.Abstract
São destacados, nesta breve pesquisa, elementos frequentes na constituição das canções forrozísticas. Tomando como base as concepções do termo forró de Ibratina Guedes de Carvalho Lopes (2007) e de Antônio Carlos de Quadros Júnior e Cátia Mary Volp (2005), fizeram-se análises das letras em relação às disposições da mulher, do homem, do movimento corporal e do ambiente, configuradas no forró conforme o desenvolvimento histórico-social desse no território brasileiro. O corpus utilizado para as análises se compõe das canções “O chineleiro” (1975), de João Silva e Aquino; “Vamos xamegar” (1967), de Dilson Dória e Elino Julião; “Machucando o coração”, de Chico Amaro e Damião; “Forró universitário” (2000), da banda Rastapé; “Xote swingado” (2005), de Faby Forte e “Como todo amor” (2005), de Aureliah Milagres.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.