A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS ESCRITOS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Juliano Guerra Rocha Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.03

Keywords:

Argumentação, Operadores Argumentativos, Texto narrativo.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo analisar como se processa a argumentação, a partir da presença e uso dos operadores argumentativos, nos textos narrativos escritos por crianças na fase de alfabetização. Fundamentando-se na semântica argumentativa e na linguística textual, a análise de dados – um corpus composto por cerca de 40 narrativas – foi conduzida, levando em conta dois níveis propostos por Nølke (1993) nos estudos da argumentação: o micro (palavras e itens lexicais) e o macro (discurso – texto). Considerando-se que, segundo esse autor, o nível micro tem uma repercussão na macroestrutura argumentativa, os resultados dessa pesquisa apontaram para o fato de que ao narrar, a criança também argumenta; mais precisamente, ela não apenas conta uma história quando escreve um texto do tipo narrativo, como também opina, expressa pensamentos, se posiciona. Desta forma, lançamos uma reflexão sobre a necessidade da implementação de propostas que incentivem o ensino da argumentação na escola, em particular na modalidade escrita, principalmente nas séries iniciais.

Author Biography

Juliano Guerra Rocha, Prefeitura de Itumbiara/GO e Secretaria Estadual de Educação de Goiás.

Doutorando em Educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Published

2017-11-27