A ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS ESCRITOS POR CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.03Keywords:
Argumentação, Operadores Argumentativos, Texto narrativo.Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar como se processa a argumentação, a partir da presença e uso dos operadores argumentativos, nos textos narrativos escritos por crianças na fase de alfabetização. Fundamentando-se na semântica argumentativa e na linguística textual, a análise de dados – um corpus composto por cerca de 40 narrativas – foi conduzida, levando em conta dois níveis propostos por Nølke (1993) nos estudos da argumentação: o micro (palavras e itens lexicais) e o macro (discurso – texto). Considerando-se que, segundo esse autor, o nível micro tem uma repercussão na macroestrutura argumentativa, os resultados dessa pesquisa apontaram para o fato de que ao narrar, a criança também argumenta; mais precisamente, ela não apenas conta uma história quando escreve um texto do tipo narrativo, como também opina, expressa pensamentos, se posiciona. Desta forma, lançamos uma reflexão sobre a necessidade da implementação de propostas que incentivem o ensino da argumentação na escola, em particular na modalidade escrita, principalmente nas séries iniciais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I grant the journal Entrelinhas the first publication of my article, licensed under Creative Commons Attribution license (which allows sharing of work, recognition of authorship and initial publication in this journal).
I confirm that my article is not being submitted to another publication and has not been published in its entirely on another journal. I take full responsibility for its originality and I will also claim responsibility for charges from claims by third parties concerning the authorship of the article.
I also agree that the manuscript will be submitted according to the journal’s publication rules described above.