A REPRESENTAÇÃO DE IMIGRANTES NO BRASIL PELA IMPRENSA DO PAÍS AO LONGO DO PERÍODO DE 1900 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.2.02Palavras-chave:
Representação de imigrante. Interculturalidade. Historiografia Linguística. Política Linguística.Resumo
O presente artigo teve como objetivo explicar a representação de imigrantes no Brasil. A base teórica do estudo é a Historiografia Linguística e o tipo documental, o estudo tem como corpus narrativas jornalísticas veiculadas durante o período de 1900 a 2015 na imprensa catarinense. Os jornais escolhidos como fontes para a obtenção dos dados foram: O Estado e Diário Catarinense. Adotou-se, para o tratamento dos dados, a técnica de análise de conteúdo. Os resultados foram analisados em três seções distintas. A primeira seção referiu-se ao período da Primeira Campanha de Nacionalização, na qual se discutiu a representação de imigrantes e as categorias de análises foram: imigrante como trabalhador útil e imigrante como elemento indesejável. A segunda referiu-se ao período da Segunda Campanha de Nacionalização, tendo como categorias: imigrante como elemento indesejável. A terceira intitulou-se a redemocratização, com as categorias: imigrante como trabalhador útil e imigrante de países pobres. Os resultados indicam a superação de um passado em que se silenciava, por meio de medidas coercitivas, para dar lugar a um contexto em que se presenciam certa tolerância e proteção da diversidade linguístico-cultural existente no país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.