SER E LINGUAGEM: ESTUDOS SOBRE UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES DE CLARICE LISPECTOR

Autores

  • Luciana de Barros Ataide Universidade federal do Pará - UFPA

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2017.11.1.08

Palavras-chave:

Ser. Linguagem. Existência. Dor. Silêncio.

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma leitura da construção da Linguagem em Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres de Clarice Lispector a partir de uma abordagem acerca dos aspectos inerentes ao Ser como existência, essência, escolha, angústia, liberdade, dor; tais aspectos vistos sob o prisma schopenhauriano e freudiano. Isso porque a estratégia discursiva de Clarice, ao criar os personagens Loreley e Ulisses, envereda-se pelos caminhos do questionamento da realidade. Por essa via, formula-se uma nova qualidade de experiência envolvida na escrita, uma nova perspectiva pela qual a linguagem é concebida, já que para a escritora o mais importante que ficcionar um fato é praticar o autoconhecimento e o alargamento do conhecimento do mundo através do exercício da linguagem e do silêncio visto também como forma de expressão.

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Publicado

2017-06-14