Inclusão digital e o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.v14i1.23476Resumo
O presente artigo traz uma reflexão acerca do trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos
os componentes curriculares Cultura Digital e Língua Portuguesa e Literatura, que tinham por
objetivo com esse processo alcançar graus mais elevados de letramento digital e linguísticos ao
utilizá-los como facilitadores na educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Aplicação, da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Explora-se, por meio dessa análise, como a inclusão das
tecnologias de informação e comunicação (TIC) beneficiam a formação dos alunos e da escola como
facilitador do acesso ao meio digital de forma consciente. Além disso, investigar quais as principais
dificuldades encontradas com o público ao qual estamos direcionando as tarefas, tendo assim, mais
facilidade para desenvolver tarefas com eles e dessa forma visualizar a componente curricular Cultura
Digital como uma forma de emancipação do sujeito por intermédio da inclusão digital. Busca-se
sintetizar como o professor deve agir diante das novas ferramentas de ensino, qual deve ser o grau de
atuação do docente e a sua importância, mesmo frente a tantas tecnologias. Pretende-se, também,
demonstrar como as ferramentas tecnológicas são úteis, não somente no dia a dia, mas também em
disciplinas como português e literatura e, principalmente, no processo de letramento digital e
linguístico desses alunos. O uso das tecnologias de informação e comunicação se tornam, inclusive,
auxiliares no desenvolvimento dos educandos dentro e fora da escola, respeitando sua individualidade
e contextos trazidos de suas experiências.
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