Terminologia no contexto empresarial: um estudo de caso

Autores

  • Cleiton Eduardo Rabello Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/1883

Palavras-chave:

Terminologia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo terminológico que foi realizado em uma importante empresa do setor de manutenção, reparo e revisão de aeronaves, uma MRO. Na referida pesquisa, objetivávamos identificar as formações terminológicas que eram utilizadas no contexto aplicado da empresa, por fins de obter subsídios para propor métodos de organização e padronização, uma vez que, como foi possível verificar, não existia na companhia uma terminologia estabelecida. Para isso, passamos a recolher os termos a partir de três fontes: dos manuais técnicos de manutenção, do sistema de gestão informatizado, e da oralidade. Foi possível perceber que a variação denominativa era muito frequente. Para um único conceito era comum encontrar mais de um termo para qualificá-lo. Em virtude disso, voltamos nosso interesse para a busca da univocidade terminológica. A reorganização do sistema informatizado utilizado pela companhia, através do desenvolvimento de um glossário para uso exclusivo dos gestores do sistema, foi o ponto inicial para isso. Adotamos como principal aporte teórico os fundamentos da Teoria Geral da Terminologia, porém, para a investigação dos processos de formação terminológica que ocorriam na empresa, também seguimos os princípios da Teoria Comunicativa da Terminologia. Para a produção do glossário, organizamos em fichas terminológicas os termos padrão – aqueles encontrados nos manuais técnicos, suas variantes denominativas, e ainda uma breve definição. De posse do glossário, verificamos que sua aplicação para a reformulação do sistema informatizado era viável e, portanto, o objetivo de padronização era possível.

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Publicado

2012-03-06