Ações estatais e a educação das pessoas com deficiência: analisando a atuação do estado e das famílias na segunda metade do século XX em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.04Resumo
Este artigo analisa e discute a importância da luta das famílias para que ações estatais, relacionadas a educação das pessoas com deficiência, fossem efetivadas. O objetivo foi compreender o papel das famílias no processo educacional das pessoas com deficiência e investigar como o Estado participou do mesmo no período estudado. Para tanto foi realizada uma pesquisa na perspectiva da História Cultural, tendo como aporte teórico Chartier (1988), a partir das categorias de representação, práticas e apropriação; de cunho documental e conjugada com a História Oral Temática, pautada em Meihy e Holanda (2015), por meio de narrativas obtidas em entrevistas. Constatou-se que o associativismo foi um movimento importante como forma de garantir acesso à educação por parte das pessoas com deficiência e que apesar desta luta ter partido das famílias, o Estado teve importante participação na manutenção das instiuições fundadas para este fim.Downloads
Publicado
2021-03-12
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.