Ações estatais e a educação das pessoas com deficiência: analisando a atuação do estado e das famílias na segunda metade do século XX em Sergipe

Autores

  • Walna Patrícia de Oliveira Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Joaquim Tavares Conceição Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.04

Resumo

Este artigo analisa e discute a importância da luta das famílias para que ações estatais, relacionadas a educação das pessoas com deficiência, fossem efetivadas. O objetivo foi compreender o papel das famílias no processo educacional das pessoas com deficiência e investigar como o Estado participou do mesmo no período estudado. Para tanto foi realizada uma pesquisa na perspectiva da História Cultural, tendo como aporte teórico Chartier (1988), a partir das categorias de representação, práticas e apropriação; de cunho documental e conjugada com a História Oral Temática, pautada em Meihy e Holanda (2015), por meio de narrativas obtidas em entrevistas. Constatou-se que o associativismo foi um movimento importante como forma de garantir acesso à educação por parte das pessoas com deficiência e que apesar desta luta ter partido das famílias, o Estado teve importante participação na manutenção das instiuições fundadas para este fim.

Biografia do Autor

Walna Patrícia de Oliveira Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação, Universidade Federal de Sergipe (UFS); Secretária de Estado da Educação de Sergipe – Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (Gephed/Cnpq/UFS). E-mail: walnaandrade77@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6636-3347

Joaquim Tavares Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em História, Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal da Bahia - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Grupo de estudos e pesquisas em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (Gephed/Cnpq/UFS). E-mail: joaquimcodapufs@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8826-8137

Downloads

Publicado

2021-03-12

Edição

Seção

Artigos