A atuação do educador-bacharel na perspectiva da ética da alteridade radical

Autores

  • Conceição de Maria Pinheiro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Ana Maria Iorio Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • José Célio Freire UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.16950

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar formas caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Pinheiro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ana Maria Iorio Dias, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará.

José Célio Freire, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2019-12-10