Configuração do espaço híbrido e multimodal: Literaturalização das Ciências na Educação Superior

Autores

  • Luciana Backes Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle - Canoas. ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.
  • Fábio La Rocca Laboratório de pesquisa em Sociologia LERSEM IRSA-CRI da Université Paul-Valéry Montpellier 3- França
  • Eduardo Lorini Carneiro Universidade La Salle Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.18158

Resumo

As tecnologias potencializam de maneira mais intensa e rápida as transformações em diferentes segmentos. Na Educação identificamos a configuração do espaço por meio do hibridismo entre elementos distintos, separáveis e contraditórios e da multimodalidade na tessitura entre educação presencial e on-line. Assim, destacamos tendências em compreender as Ciências de forma literaturada e metafórica. Logo, emerge a questão: De que forma a literaturalização das ciências participa da configuração do espaço híbrido e multimodal na Educação Superior? Articulamos as pesquisas desenvolvidas no COTEDIC UNILASALLE/CNPq e no LERSEM IRSA-CRI, de natureza exploratória e qualitativa. Evidenciamos que a configuração a partir da literaturalização das ciências ocorre na tensão entre paradigmas dominantes e emergentes; nas redes de conhecimentos e no hibridismo das linguagens; em práticas pedagógicas dialógicas contemplando espaços geográficos e digitais virtuais e com tecnologias analógicas e digitais.

Biografia do Autor

Luciana Backes, Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle - Canoas. ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Possui graduação em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1996), especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011) e Sciences de lEducation pela Université Lumière Lyon 2 (2011). Bolsa de Estágio Pós-Doutoral no Exterior CAPES, na lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne (2013-2014). Professora titular da Universidade La Salle - Canoas, Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de ensino e de aprendizagem, construção do conhecimento, formação do educador, práticas pedagógicas, educação on-line, ambiente virtual de aprendizagem, metaverso, hibridismo tecnológico digital, Espaço de Convivência Digital Virtual - ECODI, comunidades virtuais de aprendizagem, processo de autonomia, processo de autoria, dimensões do acoplamento estrutural, cultura emergente. Líder do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade COTEDIC UNILASALLE/CNPq. Pesquisadora visitante ao Laboratoire Sciences, Société, Historicité, Education, Pratiques (S2HEP) Université Claude Bernard Lyon 1.

Fábio La Rocca, Laboratório de pesquisa em Sociologia LERSEM IRSA-CRI da Université Paul-Valéry Montpellier 3- França

Possui graduação em Sociologie pela Università degli studi di Salerno - Itália (2001), mestrado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2002) e doutorado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Atua como professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier 3. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos, Epistemologia e história do pensamento sociológico.

Eduardo Lorini Carneiro, Universidade La Salle Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva

Possui graduação em Geografia (Licenciatura, em 2010, e Bacharelado, em 2012) pela Universidade Luterana do Brasil, especialização em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e mestrado em Educação pela Universidade La Salle (2019). Trabalha como professor na rede pública no Colégio Agrícola Estadual Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoeirinha, na área de Ciências Humanas. Atua na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação e é membro do grupo de pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade da Universidade La Salle desde 2017. Tem experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto e na área da educação. Pesquisa sobre educação, geografia, paisagem, espaço geográfico, espaços digitais virtuais, gamificação e aprendizagem baseada em jogos digitais. Participante do Grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Dossiê: Educação em Contextos Híbridos e Multimodais