Formação de educadores de infância em Portugal e professores de educação infantil no Brasil: aproximações e distanciamentos

Autores

  • Marineide Oliveira Gomes Unifesp - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2017.211.7744

Resumo

O texto buscou identificar aproximações e distanciamentos sobre a formação de professores para a atuação com crianças pequenas em creches e pré-escolas, por meio de revisão de literatura, análise documental e entrevistas sobre a formação de educadores de infância em Portugal e no Brasil. As conclusões indicam que as descontinuidades das políticas públicas para o ensino superior nas últimas décadas, naquele país, representaram rupturas com relação à formação anterior, em que havia especificidade na formação profissional, com consequências na qualidade formativa. Aproximamo-nos da situação portuguesa no que se refere às perspectivas de formação de professores para a atuação com crianças pequenas em ambientes institucionais (formação genérica e pouco especializada) e nos distanciamos no que diz respeito ao atendimento pleno do direito à educação das crianças de 0–3 anos em creches, situação que se traduz nos programas de formação inicial de educadores de infância em Portugal.

Palavras-chave: formação de professores de educação infantil (Brasil), formação de educadores de infância (Portugal), cursos de Pedagogia.

Biografia do Autor

Marineide Oliveira Gomes, Unifesp - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Professora da Unifesp - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas no Cursod e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - com estágio pós-doutoral na Universidade Católica Portuguesa (UCP - Lisboa).

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Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos