A oralidade na proposta curricular de Camaragibe: o que pensam as professoras?

Autores

  • Ana Carolina Pessoa Guimarães Colégio Pontual
  • Júlia Teixeira Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.8003

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe – PE, a fim de investigar quais orientações sobre o ensino da oralidade são disponibilizadas no documento e investigar o entendimento e as opiniões de professoras dessa rede sobre o que é proposto no texto. Com base na abordagem sociointeracionista de ensino da língua, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental da Proposta Curricular da Rede Municipal de Camaragibe – PE e de entrevistas semiestruturadas com oito professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que o documento disponibiliza orientações para o ensino da oralidade, contemplando diferentes dimensões do trabalho nesse eixo de ensino; as professoras concordavam com as orientações dadas, porém, tinham dificuldades para realizar atividades específicas para o ensino da oralidade e pouco domínio teórico sobre o tema.

Palavras-chave: currículo, oralidade, ensino.

Biografia do Autor

Ana Carolina Pessoa Guimarães, Colégio Pontual

Professora do Colégio Pontual

Júlia Teixeira Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Apoio Peagógico do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco.

Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco.

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernanbuco. Coordenadora do Centro de Estudos em Educação  e Linguagem.

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Publicado

2016-08-24