Uma introdução ao compromisso do pensar emancipatório por meio das tecnologias digitais e artesanais

Autores

  • Daniel de Queiroz Lopes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Edla Eggert Escola de Humanidades Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2016.203.11591

Resumo

O presente artigo analisa a conjuntura da sociedade atual por meio de uma hermenêutica que parte da chave dominação-exploração. Discute e apresenta caminhos no sentido de introduzir uma base conceitual para se refletir sobre como a tecnologia pode ser pensada na interface com a vida das comunidades marginalizadas. Identifica em autores e autoras críticas frente a uma lógica de consumo desmedido, um caminho que ainda acredita na emancipação e na participação cidadã. Apresenta duas vertentes oriundas das pesquisas desenvolvidas em nossos grupos de pesquisa: as tecnologias digitais locativas e as tecnologias artesanais. Defende que a perspectiva massificante e homogeneizadora do sistema econômico global é um problema a ser enfrentado, e aponta como via alternativa a estratégia de dar visibilidade aos sistemas de saberes localizados e marginalizados. Propõe, por fim, que a potência emancipatória das tecnologias digitais locativas e das tecnologias artesanais reside, respectivamente, em provocar novas leituras de mundo e a constituição de uma rede de socialização de saberes localizados, plurais e anti-hegemônicos.

Palavras-chave: tecnologias digitais, tecnologias artesanais, emancipação, saberes localizados.

Biografia do Autor

Daniel de Queiroz Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem, psicologia do desenvolvimento humano e tecnologias na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade, epistemologia genética, cultura e tecnologia, educação digital, tecnologias na educação, robótica educacional e sociedade da informação.

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Publicado

2016-08-24

Edição

Seção

Dossiê: Passado, presente e futuro das tecnologias na Educação