Os corpos ausentes na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.8250Resumo
O artigo visa verificar como a corporeidade vem sendo significada no campo da Educação a Distância (EaD), a partir da análise de artigos acadêmicos, complementados com dados de pesquisa realizada com alunos. A fundamentação teórica constitui-se pelas representações de corpo contidas tanto na literatura cyberpunk quanto em alguns campos científicos dedicados a pesquisas avançadas em inteligência artificial. Em ambos os casos, existe um entendimento de que os seres humanos seriam compostos por um corpo descartável e por uma mente onde a verdadeira vida se desenrola. A partir desse quadro, o artigo problematiza a ideia expressa por alguns autores de que a ausência do corpo nas relações que se estabelecem na EaD não seria um limitante, mas, pelo contrário, um elemento de potencialização para a comunicação e interação. Mostra-se, também, que, apesar de haver uma tendência laudatória à elisão da corporeidade, as relações presenciais ainda são desejadas e valorizadas.
Palavras-chave: Educação a Distância, corpo, internet.
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