Narrativas sobre velhice e infância: uma análise do filme Up: Altas Aventuras

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Centro Pedagógico da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6921

Resumo

Este artigo analisa um artefato cultural que tem produzido narrativas acerca da infância e da velhice: o filme de animação Up: Altas Aventuras, produzido pelos Estúdios Disney/ Pixar e lançado em 2009. Com base na perspectiva pós-estruturalista dos estudos culturais e nos estudos foucaultianos, o objetivo do trabalho é analisar que subjetividades infantis e idosas estão sendo produzidas por meio desse filme. Conclui-se que ali são acionadas diversas estratégias para produzir subjetividades infantis e idosas que conduzam suas condutas dentro de certos padrões. Para a velhice, esses padrões incluem a necessidade de atividades, o não apego ao passado e o cuidado com o corpo. Para a infância, a padronização incide sobre a necessidade de controlar os impulsos e obedecer às regras colocadas pelos/as mais velhos/as. Assim, o argumento desenvolvido no trabalho é o de que esse filme estabelece princípios segundo os quais a população infantil e idosa devem se governar.

Palavras-chave: pedagogia cultural, infância, velhice.

Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Centro Pedagógico da UFMG

Doutorando em Educação na UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG

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Publicado

2015-09-04