A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar?

Autores

  • Gabriela Dias Sartori Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6903

Resumo

Esta pesquisa investigou os espaços e tempos para o lúdico em parques públicos do município de São Carlos, interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados em três parques públicos por meio de observação (não estruturada) pelo período de dois meses, três vezes por semana, sendo um dia de observação para cada espaço/parquinho. Percebemos, ao longo das observações, que a organização do espaço interfere na construção e vivência dos jogos e brincadeiras pelas crianças. O espaço físico disponível e o tipo dos brinquedos disponibilizados pronunciavam um modo de brincar às crianças. Ficou evidente que as crianças, apesar das determinações apresentadas pelo espaço, conseguiam ir além, ampliando as possibilidades lúdicas, subvertendo muitas vezes a determinação posta pelos brinquedos. Apropriaram-se do espaço e dos brinquedos para criarem outras brincadeiras que não aquelas predefinidas.

Palavras-chave: cultura lúdica, infância, parques públicos.

Biografia do Autor

Gabriela Dias Sartori, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Estudante do Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - Universidade Federal de São Carlos/SP/Brasil;

Graduada em Educação Física/Licenciatura na UFSCar;

Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dimensões Pedagógicas da Educação Física (LEPPEF)/CNPq/UFSCar.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - Universidade Federal de São Carlos/SP/Brasil;

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - CCBS - UFSCar.Telefone: (55) 16- 33518765. Email: alvesfd@hotmail.com ou alves.sommer@gmail.com.


 

 

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE - Universidade Federal de São Carlos/SP/Brasil;

Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - CECH - UFSCar. Telefone: (55) 16- 33518668. Email: sommeraline@hotmail.com, alinesommer@ufscar.br

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-09-04