A recontextualização das competências na educação profissional: uma análise a partir da sociologia da educação

Autores

  • Roberta de Carvalho Nobre Palau Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas
  • Mauro Augusto Burkert Del Pino Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6721

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o processo de recontextualização da inserção das competências no currículo do Curso Técnico em Eletrônica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas, a partir da implantação do Decreto nº 2.208/1997. A pesquisa baseou-se em uma metodologia qualitativa, e como instrumentos de investigação foram utilizadas entrevistas com oito professores, além de uma análise documental envolvendo legislações que orientam a inserção das competências no currículo da educação profissional. As discussões e análise de dados foram feitas com base nas teorias de Basil Bernstein e Stephen Ball. Entre os principais resultados alcançados destaca-se o fato de os professores, de uma forma geral, apresentarem uma grande resistência em relação às competências, o que é justificado pelos professores entrevistados pela forma com que elas foram introduzidas na educação profissional, imposta pela legislação e, consequentemente, pela instituição de ensino.

Palavras-chave: educação profissional, recontextualização, competência, currículo.

Biografia do Autor

Roberta de Carvalho Nobre Palau, Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas

Roberta de Carvalho Nobre Palau

Professora do Curso Técnico de Eletrônica do IFSul

Especialista em Educação (IFSUL) e em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID)

Mestre em Educação (UFPEL/PPGE/FAE)

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Publicado

2015-09-04