“A mais bela normalista”: rituais juvenis no Curso Normal do Instituto Estadual de Educação (Florianópolis, 1961-1971)
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2015.191.6627Resumo
O Curso Normal do Instituto Estadual de Educação, entre os anos de 1961 e 1971, acompanhou o processo de modernização da cidade de Florianópolis (SC). O presente estudo busca compreender os rituais juvenis envolvendo o preparo da formatura e a organização do concurso de beleza “A mais bela normalista”, como elementos integrantes da cultura escolar daquele período. A circulação e a ressonância de modelos culturais e pedagógicos são tomadas como categoria de análise para conferir inteligibilidade histórica às práticas escolares. O corpus documental é constituído por documentos escritos, iconográficos e objetos materiais escolares. O trabalho possibilitou compreender as solenidades de formatura e o concurso de beleza “A mais bela normalista” como eventos associados ao processo de modernização almejado pela Escola.
Palavras-chave: Curso Normal, formatura, concurso de beleza, modelos culturais e pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.