Etnografia e pesquisa educacional: por uma descrição densa da educação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.1264Resumo
O presente trabalho visa contribuir para a discussão em torno da antropologia educacional, campo de estudos ainda pouco explorado no Brasil, discutindo as possibilidades abertas pela pesquisa etnográfica na educação. Muitas pesquisas educacionais têm se utilizado do método etnográfico, bem como das teorias antropológicas, sem a devida reflexão epistemológica em torno desse método. A discussão perpassa tanto uma análise mais ampla do método etnográfico, quanto uma reflexão específica, em torno da proposta da antropologia interpretativa problematizada por Geertz. Com isso, o artigo busca avançar na discussão metodológica da pesquisa educacional, estreitando a discussão entre a antropologia e a educação no debate científico.
Palavras-chave: antropologia da educação, etnografi a, pesquisa educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.