Inovações didáticas e a concepção de natureza: a pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional do professor

Autores

  • Pedro Wagner Gonçalves Instituto de Geociências - UNICAMP
  • Natalina Aparecida Laguna Sicca Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Centro Universitário Moura Lacerda
  • Silvia Aparecida de Sousa Fernandes Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília
  • Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes Docente da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos-SP.

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.2296

Resumo

O artigo tem por objetivo, a partir de pesquisa qualitativa e colaborativa, refletir sobre o desenvolvimento profissional de professores do Ensino Médio que participam de um grupo interdisciplinar de pesquisa voltado para a implementação de inovações curriculares referentes ao contexto ambiental. O grupo envolve professores de diferentes componentes curriculares (Física, Química, Biologia, Matemática, Geografia e História) e pesquisadores de universidades das áreas de Educação e Ensino de Geociências. Três grupos focais foram feitos com os participantes do grupo. Os dados evidenciaram mudanças na concepção de natureza dos professores e mudanças na prática docente ao ensinar temáticas voltadas para a compreensão da natureza. A investigação possibilitou concluir que a construção de inovações curriculares contribui para o professor tomar decisões sobre o que, o como e o porquê de ensinar tópicos que relacionam natureza e sociedade.

Palavras-chave: desenvolvimento profi ssional, pesquisa colaborativa, inovação didática, ensino de Geociências.

Biografia do Autor

Pedro Wagner Gonçalves, Instituto de Geociências - UNICAMP

Docente do Instituto de Geociências da UNICAMP/Campinas-SP. Doutor em Filosofia, pela UNICAMP. Mestre em Educação, pela UNICAMP.

 

Natalina Aparecida Laguna Sicca, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Educação pela UNICAMP. É docente do PPGE-Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes, Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/Marília

Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília. Doutora em Sociologia, pela FCL Unesp, Mestre em Geografia, pela FCT Unesp. Licenciada e Bacharel em Geografia, FCT Unesp.

Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes, Docente da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos-SP.

Docente na Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Doutora em Educação pela FCL Unesp.

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Publicado

2013-08-23