Educação Comparada no Brasil: uma análise preliminar da produção acadêmica

Autores

  • Marta Luz Sisson de Castro PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3923

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento da produção acadêmica brasileira em Educação Comparada usando como fonte o Banco de Dados da Capes e como referencial teórico a posição de Maria Manzon. Para a autora, a Educação Comparada se define pelo uso do método comparado sobre o objeto de sistemas educacionais numa dimensão “cross” nacional e cultural. Do ponto de vista metodológico, foi realizado um levantamento das teses com a palavra-chave Educação. A seguir, a busca foi realizada a partir do título. Se havia comparação de mais de um país, ou uma dimensão internacional, o resumo era lido, e os dados da tese eram selecionados. Foram identificados 70 trabalhos com temática comparativa. Estudos sobre Brasil e Portugal, África e América Latina foram os focos principais. Estes trabalhos confirmam a hipótese levantada de que a ausência de domínio de línguas estrangeiras tem facilitado a emergência de estudos lusófonos e em países de língua espanhola. Os trabalhos sobre a África refletem a tendência de estudantes de países de língua portuguesa fazerem sua formação de pós-graduação no Brasil.

Palavras-chave: Educação Comparada, teses 2008-2011 (CAPES), Estudos Brasil-Portugal, Estudos África-América Latina.

Biografia do Autor

Marta Luz Sisson de Castro, PUCRS

Professora títular da Faculdade de Educação PUCRS

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Publicado

2013-11-03

Edição

Seção

Dossiê: Metodologias Comparadas