Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenômeno em crescimento

Autores

  • Jorge Adelino Costa Departamento de Educação Universidade de Aveiro
  • Alexandre Ventura Departamento de Educação Universidade de Aveiro
  • António Neto-Mendes Departamento de Educação Universidade de Aveiro
  • Maria Esperança Martins Departamento de Educação Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3942

Resumo

A partir de dados oriundos do Projeto Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais, o artigo discute o fenômeno do reforço escolar em quatro cidades: Brasília, Lisboa, Seul e Otava. O quadro teórico de referência neste estudo é a análise sociopolítica da educação, numa perspetiva comparada, e os objetivos específicos da pesquisa centram-se em três domínios: as razões que levam os alunos a frequentar este tipo de apoio educativo, o tipo de matérias mais procuradas e o tempo despendido semanalmente. A metodologia de investigação tem por base entrevistas e questionários aplicados, respetivamente, a gestores e estudantes de empresas de reforço escolar nas quatro cidades. O tempo dedicado a esta atividade, as matérias mais procuradas e a crença no seu contributo para o sucesso escolar permitem-nos construir uma visão mais clara do fenômeno do reforço escolar nas cidades em estudo. Entre as principais conclusões, destaca-se a afirmação de uma indústria à escala global, consolidando uma multiplicidade de negócios que se afirmam como oportunidades de reforço das aprendizagens do ensino formal, mas cujas consequências políticas, econômicas, psicopedagógicas e escolares requerem análise aprofundada. Estamos perante um mercado educacional que questiona a própria escola e a equidade no acesso e sucesso educativos, tornando-se por isso necessário realizar mais pesquisas que iluminem a sombra deste fenômeno.

Palavras-chave: reforço escolar, educação comparada, mercado educativo.

Biografia do Autor

Jorge Adelino Costa, Departamento de Educação Universidade de Aveiro

Jorge Adelino Costa é Professor Catedrático da Universidade de Aveiro, com doutoramento e agregação em Ciências da Educação. É docente da área da Administração Educacional, coordenando e desenvolvendo projetos de investigação nos domínios da Liderança e Gestão Escolar, Análise Organizacional da Escola, Avaliação de Organizações Educativas e Metodologia de Projetos. Autor de diversas publicações (livros, capítulos de livros, artigos em revistas nacionais e estrangeiras), é membro de comissões científicas de várias revistas na área da educação. Desempenhou cargos de direção e gestão no ensino secundário e universitário (Diretor de Departamento, Diretor de cursos de mestrado e de doutoramento) e, no Ministério da Educação, foi Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores.

Alexandre Ventura, Departamento de Educação Universidade de Aveiro

Alexandre Ventura é Professor Auxiliar e Investigador do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal. Consultor e formador de várias instituições internacionais. As suas áreas fundamentais de atuação referem-se à Administração e Gestão Escolar, à Avaliação Institucional, à Avaliação de Professores e aos Comportamentos Disruptivos dos Alunos. Foi professor do Ensino Secundário, gestor escolar, diretor pedagógico, Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro, Subinspetor-Geral da Educação, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores e Secretário de Estado Adjunto e da Educação do Governo de Portugal.

António Neto-Mendes, Departamento de Educação Universidade de Aveiro

António Neto-Mendes é professor auxiliar do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro. Para além da experiência nas áreas da docência e da gestão universitária, desenvolve a sua investigação nas áreas da sociologia da educação e da administração educacional, interessando-se em particular pelas questões das políticas educativas e regulação da educação, seja ao nível do trabalho docente seja no campo das relações entre o poder central e o poder local.

Maria Esperança Martins, Departamento de Educação Universidade de Aveiro

É licenciada em Ensino de Português, Latim e Grego, pela Universidade de Aveiro, e doutorada em Didática pela mesma instituição. Atualmente integra, na qualidade de Bolseira de Investigação, o projeto “Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais", na Universidade de Aveiro (Portugal), que tem como investigadores Jorge Adelino Costa, António Neto-Mendes, Alexandre Ventura e Sara Azevedo.

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Publicado

2013-10-06

Edição

Seção

Dossiê: Metodologias Comparadas