Reforço escolar: análise comparada dos meandros de um fenômeno em crescimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2013.173.3942Resumo
A partir de dados oriundos do Projeto Xplika Internacional – análise comparada do mercado das explicações em cinco cidades capitais, o artigo discute o fenômeno do reforço escolar em quatro cidades: Brasília, Lisboa, Seul e Otava. O quadro teórico de referência neste estudo é a análise sociopolítica da educação, numa perspetiva comparada, e os objetivos específicos da pesquisa centram-se em três domínios: as razões que levam os alunos a frequentar este tipo de apoio educativo, o tipo de matérias mais procuradas e o tempo despendido semanalmente. A metodologia de investigação tem por base entrevistas e questionários aplicados, respetivamente, a gestores e estudantes de empresas de reforço escolar nas quatro cidades. O tempo dedicado a esta atividade, as matérias mais procuradas e a crença no seu contributo para o sucesso escolar permitem-nos construir uma visão mais clara do fenômeno do reforço escolar nas cidades em estudo. Entre as principais conclusões, destaca-se a afirmação de uma indústria à escala global, consolidando uma multiplicidade de negócios que se afirmam como oportunidades de reforço das aprendizagens do ensino formal, mas cujas consequências políticas, econômicas, psicopedagógicas e escolares requerem análise aprofundada. Estamos perante um mercado educacional que questiona a própria escola e a equidade no acesso e sucesso educativos, tornando-se por isso necessário realizar mais pesquisas que iluminem a sombra deste fenômeno.
Palavras-chave: reforço escolar, educação comparada, mercado educativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.