Tecnologias digitais e educação: para qual desenvolvimento?

Autores

  • Telmo Adams PPG EDUCAÇÃO UNISINOS - PESQUISADOR CNPQ
  • Vitor A. Schütz Mestrando do PPG Educação Unisinos - bolsista PROEX - CAPES
  • Gilmar Staub Mestrando PPG Educação Unisinos
  • Janaína Menezes Mestranda do PPG Educação Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2013.171.2948

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar, no atual contexto de globalização, as relações entre três temas: educação, tecnologias digitais e desenvolvimento. Desde um horizonte histórico-crítico dialoga-se com autores das tecnologias de comunicação e informação em confronto com outros que trazem a tensão entre paradigma convencional e emergente e suas concepções de desenvolvimento. A metodologia consistiu na reflexão sobre o movimento sócio-histórico para identificar contradições e possíveis tendências no atual processo de globalização sob a influência decisiva das tecnologias digitais como componente potencializador de mediações educadoras e novos modos de cognição. Como resultados, o estudo aponta desafios e caminhos para uma educação crítica que passa pela desmistificação da pseudoneutralidade das tecnologias digitais. Indica-se a necessidade de uma educação que compreenda as tecnologias digitais como parte do espaço de disputa ideológica de visões de sociedade que se quer construir. Destacam-se as possibilidades de uma emancipação digital que implica trilhar o caminho de um paradigma emergente, colocando as tecnologias a serviço de um desenvolvimento solidário com sustentabilidade socioambiental.

Palavras-chave: tecnologias digitais, educação, desenvolvimento, formação de professores,
emancipação digital.

Biografia do Autor

Telmo Adams, PPG EDUCAÇÃO UNISINOS - PESQUISADOR CNPQ

Vitor A. Schütz, Mestrando do PPG Educação Unisinos - bolsista PROEX - CAPES

Gilmar Staub, Mestrando PPG Educação Unisinos

Janaína Menezes, Mestranda do PPG Educação Unisinos

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Publicado

2013-02-27

Edição

Seção

Artigos