Professores orientadores de Estágio Curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.980Resumo
O presente estudo visou compreender aspectos auxiliares na aprendizagem da atividade de orientação de Estágio Curricular (EC) em Cursos de Licenciatura (CL) bem como na identificação
dos professores orientadores de EC com essa atividade. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas individuais com 25 professores orientadores atuantes em CL da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), as quais foram analisadas mediante procedimentos apresentados na Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). A partir desses procedimentos, percebeu-se que os professores orientadores apresentam trajetórias formativas e atuações profissionais bem distintas, podendo isso enriquecer a interação entre eles, desde que respeitadas e negociadas as diferenças. Em geral, a identificação com a atividade de orientação depende de uma intenção prévia de realizá-la ou da vivência de experiências tidas como preparatórias para orientar EC. Tanto a aprendizagem quanto a identificação do orientador com essa atividade são processos
autônomos para o orientador, sem participação institucional. Assim, a formação identitária desses professores orientadores está condicionada à vivência de experiências prévias relacionadas com orientação de EC; à recepção por um colega orientador mais experiente; e, em outros casos, à motivação própria para buscar leituras e/ou dialogar com outros profissionais.
Palavras-chave: professor orientador de Estágio Curricular, identidade profi ssional, orientação
de Estágio Curricular, socialização secundária.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.