O “bom aluno”: conteúdo e estrutura das representações sociais de professoras
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2011.151.979Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar e comparar o conteúdo geral e a estrutura interna das representações sociais do “bom aluno” entre professoras da rede municipal de ensino do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. Participaram duzentas (200) docentes que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostra foi dividida em dois subgrupos, observando a variável faixa etária. A Teoria do Núcleo Central constituiu-se como o referencial de base para o estudo. Aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras. Realizamos a análise através do quadro de quatro casas com apoio do software EVOC. Os resultados apontaram como hipóteses do sistema central de ambos os subgrupos os termos “curioso”, “questionador” e “participativo”. Tal dado reforçou nosso pressuposto inicial, já que tais elementos estão estreitamente relacionados com os discursos da literatura pedagógica e das políticas educacionais atuais. Não constatamos diferenças nas representações dos dois subgrupos.
Palavras-chave: “bom aluno”, representações sociais, professoras.
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