Trabalho e autonomia. Construção do possível entre os trabalhadores, homens e mulheres, recicladores da Associação Ecológica Rubem Berta de Porto Alegre (RS)
Resumo
Neste artigo propomos uma reflexão a partir das nossas vivências com as pessoas que trabalham na unidade de reciclagem Rubem Berta situada na periferia da cidade de Porto Alegre. Nossa argumentação se constrói entrelaçada com os vínculos que temos com o clássico tema da educação popular. Essa área do conhecimento, no Brasil, ao longo dos últimos 40 anos, produziu um dos mais ricos e complexos desafios, tanto no plano científico como no plano das intervenções, fossem elas oriundas da sociedade civil ou da esfera do Estado. Discutimos algumas das aprendizagens que ocorrem, no trabalho de homens e mulheres concretos, ligados ao mundo da economia popular, na forma associativa, tendo como cenário o local onde são processados e reciclados resíduos sólidos urbanos secos de origem domiciliar, coletados através das ações vinculadas às políticas públicas da Prefeitura local. Embora os ganhos materiais dessa atividade econômica ainda não resultem em pagamento justo aos trabalhadores, a teoria e a prática se energizam a partir da ação reflexiva que ocorre nesse espaço-tempo, produzindo resultados no campo das intervenções sociais, das metodologias de pesquisa e de categorias analíticas.
Palavras-chave: educação popular, reciclagem, pedagogia do trabalho, economia solidária, formação humana.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.