Cultura do trabalho, produção associada e produção de saberes
Resumo
Que saberes podem contribuir para a constituição de uma nova cultura do trabalho e para a potencialização de relações econômico-sociais que, de alguma maneira, contrariem a lógica do capital? Para trazer à tona algumas questões polêmicas sobre produção e legitimação de saberes, resgato algumas descobertas feitas ao longo de meu caminhar como pesquisadora, ressaltando que, na história do capitalismo, os trabalhadores vêm sendo excluídos do direito à educação básica, o que dificulta sobremaneira que eles tornem-se senhores do seu trabalho. No segundo momento, distinguindo as perspectivas do trabalho e do capital, enfatizo que, no regime de acumulação flexível, as novas tecnologias de produção e gestão da força de trabalho pressupõem a valorização, legitimação e certificação de saberes do trabalho. No terceiro momento, tendo em conta a necessidade de mobilização e articulação de saberes para tornar viável técnica e politicamente o trabalho associativo, resgato algumas contribuições de Gramsci que nos ajudam a pensar sobre a cultura do trabalho que vai se gestando no interior das organizações econômicas populares. Visando ao fortalecimento da economia popular solidária, finalizo com alguns referenciais teórico-práticos de uma “pedagogia da produção associada” que considere os processos de produção e socialização de saberes no trabalho associativo.
Palavras-chave: trabalho e educação, economia popular solidária, cultura do trabalho, produção de saberes do/no trabalho, pedagogia da produção associada.Downloads
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