A relação entre liberdade e necessidade e a fecundidade educativa: diálogos com o pensamento de Antonio Gramsci e de Paulo Freire
Resumo
Este artigo trata dos conceitos “liberdade” e “necessidade” na história da filosofia como temas relevantes e recorrentes, desde os clássicos gregos até nossos dias. Afirma-se que, ao longo do pensamento universal, pode-se identificar duas formas gerais de enfrentar o problema: uma que absolutiza um ou outro pólo da relação e outra que procura articulálos dialeticamente. Mostramos, no decorrer do texto, que as abordagens gramsciana e freireana são favoráveis a um disciplinamento constituidor da libertação; portanto, são filosofias que articulam dialeticamente necessidade e liberdade.
Palavras-chave: liberdade, necessidade, dialética, disciplina.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.