A democracia na América, de Alexis de Tocqueville: Uma leitura para a história da educação
Resumo
O século XIX inaugura os estudos comparados; Tocqueville foi um comparativista, situando-se nos diferentes níveis da realidade social – dos elementos micro ao macro, para integrá-los finalmente em uma relação global. É considerado um pioneiro e igualmente um clássico da sociologia comparada. Na área da educação e da história da educação, a obra de Tocqueville é significativa para os estudos de educação comparada. O estudo apresenta o autor e sua obra, e analisa alguns conceitos-chave para a compreensão da história da educação no século XIX. Isto é, para a consolidação de um projeto de educação pública – educação para todos, universal, gratuita, obrigatória, laica, em que o Estado assume o papel de educador, buscando governar os espíritos por palavras e formas, especialmente através da escola.
Palavras-chave: século XIX, instrução pública, educação comparada, história comparada da educação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.