O imaginário das mulheres negras silenciadas: um universo de símbolos e sentidos
Resumo
O objetivo deste trabalho é entretecer dois olhares, tendo em vista os referenciais teóricos das representações sociais (Moscovici, 1978; Faar e Moscovici, 1984), desenvolvidas na tese de Silva (2000), e os estudos referentes ao campo do imaginário (Durand, 1989), acerca do ser-professor, desenvolvida na tese de Peres (1999). O tema central para o entretecimento destes dois pontos de vista tem como foco depoimentos de 15 professoras negras sobre suas trajetórias escolares, coletados em pesquisa realizada na cidade de Pelotas- RS, em 1999. O elemento simbólico agregador da interlocução entre os dois campos teóricos é a “Lenda do Barro Duro” (Silveira, 1993). Portanto, este trabalho é fruto de um desejo e de uma interlocução conjunta, no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), com o intuito de trazer à luz a questão dos símbolos e sentidos subsumidos na cultura afro-descendente, neste caso, na trajetória de professoras negras. Nosso intento, além de mostrar a possibilidade de outras leituras acerca do tema, é apresentar a riqueza, a diversidade e a complexidade presentes no imaginário humano, desde os recortes das vozes destas mulheres e da lenda apresentada.
Palavras-chave: imaginário, educação, mulheres negras.Downloads
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