A narrativa na formação de professoras e de pesquisadores da/na escola: diários de viagem
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre o papel da narrativa na formação de professoras e de pesquisadores, tendo-se como referência pesquisa realizada em uma escola pública cujo encaminhamento se dirigiu pela reflexão conjunta, no contexto da escola, sobre as práticas realizadas. Neste contexto, foram tomados como espaços de investigação um dos coletivos da escola, a narrativa desses encontros, as entrevistas realizadas com as professoras e textos das mesmas produzidos em diferentes gêneros. Narrar o vivido envolve rever concepções e práticas e o resgate de trajetórias pessoais e profissionais, o que se mostra fundamental para a formação profissional das professoras e dos pesquisadores. Nesse processo de formação em contexto, os encontros e diálogos entre estes profissionais têm propiciado reflexões que podem promover as transformações necessárias à construção de uma escola de qualidade e de outras formas de aproximação entre a escola e a universidade.
Palavras-chave: narrativas, formação profissional, pesquisa educacional.Downloads
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